Forte e Firme na Defesa das Águas Nacionais
Escola de Especialistas Navais

A Escola de Especialistas Navais foi fundada a 1 de Abril de 1976 e surgiu do funcionamento da Marinha, após o seu abandono pelos Portugueses em 1975. Depois do término do 1º curso em 10 de Julho de 1976, cujo encerramento foi presidido pelo saudoso presidente Dr. António Agostinho Neto, houve necessidade de se dar sequência para ganhar o completamento das guarnições dos Navios e Lanchas existentes.

Fundação do Centro de Instrução de Especialistas Navais (CIEN)

Centro de Instrução de Especialistas NavaisA Escola de Especialistas Navais foi fundada a 1 de Abril de 1976 e surgiu do funcionamento da Marinha, após o seu abandono pelos Portugueses em 1975.

Depois do término do 1º curso em 10 de Julho de 1976, cujo encerramento foi presidido pelo saudoso presidente Dr. António Agostinho Neto, houve necessidade de se dar sequência para ganhar o completamento das guarnições dos Navios e Lanchas existentes.

Foi assim que em Janeiro de 1977 foi criado o Centro de Preparação de Especialistas Menores (CPEM) com o concurso de instrutores Cubanos. No mesmo ano sob a liderança do Comandante “BULA” coordenador pela Marinha foi assinado um acordo com a EX- URSS para a construção e assistência técnica ao CPEM.

No mesmo ano começaram a chegar os primeiros assessores Soviéticos, que ajudaram na montagem dos laboratórios em todas as especialidades. Os cursos realizados nesta altura tinham a duração de (03) três messes. Em 1978, com o evoluir do tempo, o Estabelecimento de Ensino passou a denominar-se Centro de Instrução de Especialistas Navais (CIEN).

Em 1979 por Despacho do então Comandante da Marinha de Guerra Popular de Angola (MGPA), o Tenente – Coronel Manuel Augusto Alfredo “ Orlog” o estabelecimento foi elevado a Escola de Especialistas Navais (EEN) e os cursos passaram a ter uma duração de seis (06) meses.


Papel e Organizaçã do Centro de Instrução de Especialistas Navais

Como qualquer Estabelecimento de Ensino, o CIEN teve o papel de formar especialistas com o fim de garantir o completamento das guarnições dos Navios e Lanchas existentes.

ORGANIZAÇÃO Quer o Centro de Preparação de Especialistas Menores (CPEM), Centro de Instrução de Especialistas Navais (CIEN) e a Escola de Especialistas Navais (EEN) todos tinham estruturas simples que se consubstanciavam num Comando com o Director e o seu Adjunto, a Secção de Instrução com os professores e instrutores, as especialidades de diferentes departamentos de combate DC- 1 (NAVEGAÇÃO e MANOBRA), DC- 2 (Artilharia e Mísseis), DC- 3 (Minas e Torpedos), DC- 4 (Comunicação), DC-5 (Maquinas e Eletricidade), DC- 6 (Meios Rádios Técnicos), uma Companhia de Instrução com (04) pelotões (que garantia a Instrução Militar Básica) na Ilha da Cazanga e uma Secção de Logística. FUNCIONAMENTO O corpo de Instrutores na fase de arranque era “Cubana”

Em 1977 os primeiros quadros vindos de Cuba entre eles alguns forma atraídos para a actividades de docência ( o Manito, Saturnino, o Gilberto, o actual Contra-Almirante Olindo etc…).

O CIEN funcionava nas actuais salas de aulas da Academia Naval e a Instrução Militar Basica era realizada no Tombo (actual Centro Penitenciário) e depois na Ilha da Cazanga.

Em 1978 um outro grupo de quadros vindos da Ex- URSS veio reforçar o corpo docente e a partir daí os Oficiais Angolanos começam a assegurar a 100% o corpo docente e os Soviéticos apenas desempenhavam o papel de assessores.

Entre eles destacam-se o Actual Contra-Almirante Bamba, Comandante da Brigada de Fuzileiros, o actual Contra-Almirante Barreto, o Vice-Almirante Luís António e outros.

Em 1980, dois grupos finalistas em Cuba e Ex- URSS após o término dos cursos, alguns deles foram também atraídos para o CIEN, onde se destacam o CMG Bembeca, o CMG Assis Neto, o CMG Monteiro Gomes e outros. Foram Directores os seguintes Oficiais.

Directores do Centro

Em 1977 – 1978 foi o 1º Director do Centro de Preparação de Especialistas Menores (CPEM), o Oficial Contra Almirante na reserva Mário Jorge Neto. Em 1978 – 1979 o falecido Capitão de Mar e Guerra António Pedro Emery.

Em 1979 – 1984, o Centro de Instrução de Especialistas Navais (CIEN) voltou a ter o Oficial Mário Jorge como Director. Em 1984 – 1992, foi Director o actual Contra-Almirante Fz- Noé Magalhães.

Em 1992 – 1996, foi Director o actual Contra-Almirante Bamba Zifua Castro.

Em 1996 – 2002, foi Director o actual Contra-Almirante João Pedro Cambole

Em 2003 – 2006, foi Director o Capitão de Mar e Guerra João Cândido Victor

Em 2006 – 2014, foi Comandante da Escola, o Capitão de Mar e Guerra, Domingos de Jesus Pacavira 

De 2014 até a data actual, o Comandante da Escola, é o Capitão de Mar e Guerra, Abel Manuel Francisco “Picada”