Forte e Firme na Defesa das Águas Nacionais
História da Marinha de Guerra de Angola

A Marinha de Guerra Angola, inicialmente designada por Marinha de Guerra Nacional, foi criada à 10 de Julho de 1976 após ter terminado o primeiro curso de Especialistas Navais mininistrados por instrutores Cubanos. NO entanto a sua gênese pode ser referenciadas a 11 de Novembro de 1975, quando um grupo de combatentes angolanos componentes das forças integraas se apoderaram das instalações da marinha colonial, em virtude do seu abando pelas autoridades portuguesas.

A Marinha de Guerra Angolana, inicialmente designada por Marinha de Guerra Nacional, foi criada à 10 de Junho de 1976 após ter terminado o primeiro curso de Especialistas Navais ministrados por instrutores cubanos. No entanto a sua génese pode ser referenciada a 11 de Novembro de 1975, quando um grupo de combatentes angolanos, componentes das forças integradas se apoderaram das instalações da Marinha colonial, em virtude do seu abandono pelas autoridades portuguesas.

Mesmo antes desta data, já as nossas unidades realizavam actividades com destaque para as lanchas de desembarque “Alfange“ e “Ariete“ que apoiavam as tropas terrestre na pacificação do Norte do país.

Nesta altura, constituíam património da Marinha Nacional o espólio da marinha colonial, consubstanciado nas infra-estruturas em terra, navios e lanchas, sendo:

4 (quatro) lanchas de fiscalização da classe “Argus“; 
5 (cinco) lanchas de fiscalização pequenas “Bellatrix“;
2 (duas) lanchas patrulhadas pequenas da classe “Júpiter“;
2 (duas) lanchas patrulhas pequenas da classe “Pollux“;
2 (duas) lanchas de desembarque médias (LDM);
3 (três) lanchas de desembarque pequenas (LDP); 

 Um navio hidrográfico, que navegou e apenas funcionou como navio escola e centro de comunicações. Graças a um ingente e entusiástico trabalho dos combatentes e trabalhadores da Marinha com ajuda internacionalistas de especialistas cubanos, esses navios foram posto a funcionar e passaram a navegar. Os marinheiros nessa altura com as mais variadas missões sulcaram com orgulho os imensos horizontes das águas nacionais de angola, já que o dispositivo de que dispunham possibilitava o asseguramento quase na totalidade de toas as missões programas.

Marinha de Guerra Angolana - 40 Anoa